[Resenha] Birman Flint e o mistério da pérola negra


Titulo Nacional: Birman Flint: E o Mistério da Pérola negra – Skoob
Autor: Sergio Rossoni
Editora: Chiado Editora
Número de páginas: 380

Sinopse
Após mergulhar num mundo sombrio cercado por assassinos e traidores, Birman Flint depara-se com uma estranha verdade em torno de um antigo legado transformado numa maldição.
A busca pelo misterioso artefato conhecido como Ra´s ah Amnui pode ser a resposta para  a conspiração em torno do Czar Gatus Ronromanovich e sua família, conduzindo Flint por caminhos obscuros muito além da sua própria compreensão.
Um artefato, uma estranha seita e um assassinato, todos eles interligados por algo que parece representar a chave deste misterioso enigma. Uma jóia, um objeto de rara beleza ocultando em si um passado sombrio, lançando nosso herói numa corrida contra o tempo para salvar a dinastia Ronromanovich do desastre iminente.

Resenha e opinião
O livro se passa no ano  1920, a diferença é que  a sociedade é formada por animais que andam e fala como se fosse pessoas normais.
Os personagens são fabulosos, me encantei pelo repórter investigativo Birman, mas o que mais me impressionou foi a inteligencia de um camundongo que deixa várias pistas.
O livro foi na medida certa, quanto a narrativa, desde a criação dos personagens, que mo desdia parte são incríveis, eu conseguia imaginar certinho eles conversando entre si, ou ate mesmo dava dicas de alguma coisa que eu suspeitava, como se eles pudesse me ouvir.
O autor soube desenvolver bem o livro, em todo momento minha cabeça esta trabalhando criando possibilidades para o acontecimentos e o por quê daquele pequeno camundongo  tinha a ver com tudo aquilo.
" Flint desviou o olhar do embaixador para o diário à sua frente. Um sorriso sutil surgiu-lhe no rosto. Um gesto percebido apenas por Bazzou, que assistia próximo o suficiente para notar o brilho em seu olhar, parecendo ler seus pensamentos."
A história se passa na russa, Um camundongo morre e deixa várias pistas, o que parecia apenas mais uma morte de um agente,  vira um quebra cabeça com símbolos e anotações feitas por Karpof, escondendo um grande mistério, o repórter Birman junto com o detetive Gallileu mais bazzou começão a investigar mais a fundo esse mistério.
Estou tão empolgada escrevendo sobre o livro que tenho que tomar cuidado para não dar spoiler, quero que vocês tenham a mesma curiosidade que eu tive quando eu li, e se eu contar as partes mais importante e que ajunta o quebra cabeça pode estragar a leitura de quem pretende ler o livro,  tem um vilão calculista, sempre com atitudes calculadas.
É um infanto juvenil com muitas aventuras e mistérios e  que envolve alguns assassinatos, acima de tudo é uma leitura agradável de se ler.


Comente com o Facebook:

Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. Faz pouco tempo li uma série infanto-juvenil que pegou-me de jeito, The Murder Notebook. Pensei que encontraria outras tão boas quanto, mas que nada.
    Birdman até começou bem, mas depois me cansou um pouco e larguei de lado, mas sua sinopse me deixou com vontade de tentar novamente.

    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. olá,
    Por algum motivo, acho que fomos comparados a camundongos, mas tudo bem. Achei que pode ser uma trama um tanto envolvente. Pensei que fosse um livro mais adulto com esses mistérios. Mas a resenha não cativou minha vontade ler, não sei... não gosto de personagens animais, gosto de quando eles fazem parte da estória e não quando o foco está totalmente neles. Me lembra muito fábulas e DEUUUS não me faça lembrar dessa época da minha vida!

    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  3. Oi Leticia, eu não conhecia esse livro mas até que achei interessante, não é muito um gênero que eu goste mas desse livro eu gostei. Achei o seu ponto de vista bem esclarecedor e deixou claro o que devemos esperar da obra.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas adoro infanto juvenil, o autor foi bem sagaz ao escrever um livro onde os animais são os personagens principais, falam e ainda fazem investigação. Surreal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por livros assim, havia uma época que só lia livros do gênero, e esse me parece ótimo!
    Acha bacana essa temática, para fugir um pouco dos meus new aduld, chick-lit da vida, rs.
    Com certeza será um livro que irei comprar para ler e para deixar para meu sobrinho, pois ele tem 7 anos e ama ler já.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Olha eu achei bastante interessante a resenha desse livro, mas eu não conhecia não. Eu gostei, me lembrou um pouco Coração de Pedra da Editora Geraçào que li. Provavelmente iria gostar. Vou colocar na minha lista de desejados do skoob para lembrar de pedir para editora me mandar depois para ler. Fiquei curiosa e gostei muito do seu ponto de vista. É uma pena que tu não pode falar mais do que deveria hahahaaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/felicidade-define-renovamos-com-editora.html

    ResponderExcluir
  7. Ola Leticia amei a premissa do livro, ainda mais sendo narrada por animais e como personagens deve ser muito interessante, suspense e animais, um crime que já estou curiosa para desvendar. Dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Let
    Eu curti muito essa resenha. E se não estou enganado o autor pediu parceria, mas infelizmente a cota já estava cheia, a pena pois o livro parece ser bem bacana. Esse camundongo e as pistas me deixaram bem curioso para le ro livrom. Já em relação a capa, bem eu não posso criticar pois o trabalho esta impecável. Outro ponto que eu curti é ser uma sociedade de animais falantes que particularmente eu amo de maiis
    Abçs

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu vi este livro na Chiado. No tempo que vi achei meio estranho por serem de animais e eu não tenho este motivo de leitura porque é muito estranho, mas já li uns livros assim e quando os personagens são bem construídos como você fala dá gosto na leitura.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Eu estava mesmo curiosa em saber mais sobre esse livro, porque o achei criativo quando o vi numa divulgação. :) Eu gostei de saber que é um infantojuvenil agradável... O que mais me atrai é o mistério que o autor desenvolveu e o fato de os personagens serem animais.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Serio!! Nunca li um livro onde a história era feita por animais que falassem como pessoas normais. No começo confesso que ia achar muito estranho. Mas no decorrer da sua resenha já consegui perceber isso é só um detalhe muito fácil de se acostumar. Fiquei com vontade de ler para desvendar os mistérios e viver as aventuras que você mencionou que o livro tem.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oieeeee
    Eu nunca fui muito fã de livros com animais, mesmo esse sendo bem diferente com uma sociedade composta por eles, não sei se eu me daria muito bem com a leitura.
    Gostei mesmo foi de ser um livro sobre investigação, gosto de histórias desse tipo. Sobre o camundongo inteligente, achei o máximo porque sempre os achei muito espertos rsrs.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Faz um tempão que não leio nada infanto juvenil e sua resenha me deixou com muita vontade de ler este, talvez pela sua empolgação em não nos revelar as coisas surpreendentes. Quero ler o mais rápido possível. (A capa tá maravilhosa)
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu achei a capa e a premissa do livro interessante.
    Mas, senti falta de um pouco mais de informação, já que optou por não revelar muito da estória.
    Não sei se o leria, mas como estou procurando por leituras mais leves, esse livro se encaixa perfeitamente.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Antes de qualquer coisa, eu adorei essa capa. E achei o plot uma delícia. Gosto de infanto juvenis nesse estilo. esse livro me chamou a atenção de fato. Eu odeio spoilers, mas confesso que gostaria de saber um pouco mais da história. Parece ser bem empolgante. Esse foi pra wishlist. Adorei a dica.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Já tinha visto sobre esse livro antes, mas confesso que não tenho curiosidade de conhecer. Li um livro uma vez onde todos os personagens eram animais e acabei não gostando muito, acho que peguei trauma...haha' e também não curto muito livros com mistérios *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu li esse livro e gostei bastante também, achei a construção do cenário, e todo esse universo cheio de mistérios tão bacana, que o livro entrou para os meus favoritos ano passado.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Leticia.
    Me desculpe, mas não entendi boa parte da sua resenha... eu não sei que girias são essas, tipo bazzou, e tem alguns errinhos de concordância o ortografia que simplesmente vai me doendo tanto que perco a habilidade interpretativa. Olha, te indico fazer uma boa revisão, BOA mesmo, nos seus textos... o livro parece ser bom, mas acho que vou ter que procurar outras resenhas..
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Taí, tem um bom tempo que não leio livros nesse estilo, com um quê mais infantil e uma trama mais juvenil. Gostei da forma como você apresentou a obra, cheia de amor e encantamento.
    Ser um estilo investigativo também é bastante interessante, pois estimula a imaginação do leitor de formas diferentes. Ao menos eu gosto de tentar desvendar os mistérios antes que o autor conte.rs.
    Conchego das Letras | Vamos conversar mais sobre livros?

    ResponderExcluir
  20. Genteee que top.Além de se passar em 1920 ainda temos uma sociedade de animais que andam e falam? :O
    Eu admito que nunca me interessei por livros do gênero nem mesmo livros, mas esse sim chamou minha atenção.
    Que imaginação do autor heim, deve ser top imaginar certinho os animais falando e tal.
    Eu amei a premissa. E estou louca para ler e saber quais foram essas pistas deixadas pelo camundongo.

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Li esse livro recentemente para um blog de que faço parte, e sinceramente não achei isso tudo ai que você disse não.
    O autor foi sim muito criativo em criar o mundo que criou, os nomes de países diferentes mas que se referem ao paises existentes em nosso mundo como Rudânia ( que vc chamou dr "Russa"), Japain, Françoria e etc... Gostei dos trocadilhos com os nomes dos personagens tendo referencia a algo relacionado aos animais que são. E gostei de ser inspirado nos Romanov e em Rasputin.
    Porém achei a escrita muito arrastada e descritiva demais, paginas e mais páginas descrevendo. E sinceramente, não preciso saber como a luz entra por tal Janela. Outra coisa que não me agradou muito é logo de inicio ser revelado quem é o assassino.
    Fico feliz que tenha gostado tanto do livro assim.

    Beijocas!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Le!
    No início da sua resenha não dei muito credito ao livro. Sei lá, tudo pareceu ficcional demais sabe... geralemente essas tramas que se passam com animais não me agradam ou chamam a atenção, mas quando percebi que se tratava de um bom mistério eu me empolguei :)
    sou apaixonada por suspenses e esse parece ser do tipo que me prenderia do começo ao fim <3

    ResponderExcluir
  23. Olha, eu adoro livros infanto-juvenis, especialmente esses que trazem uma sociedade formada por bichos, o que no meu entendimento é uma metáfora da nossa sociedade. Parece ser uma obra bastante interessante. Fiquei com vontade de ler junto com o meu sobrinho.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  24. Oi Leticia, tudo bem?

    Eu recebi um convite para ler e resenhar esse livro, mas ele não chegou aqui em casa, acho que voltou para o destinatario :/. Mas enfim, parece ser um livro bem criativo e tenho certa curiosidade para ver como os personagens foram construídos, se não ficou superficial, ou etc. E como eu gosto de mistério, é sempre ótimo. A capa está muito bonita!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Nossa, vendo você falar tão bem do livro até dá vontade de lê-lo, mas ultimamente não estou para livros nem filmes de investigação. Uma coisa que achei bem interessante, é ser um infanto-juvenil e ter todos esses temas, realmente, os escritores ultimamente estão se superando cade vez mais. Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Eu fiquei bem curiosa com a capa desse livro. Ele me lembrou um pouco um filme de investigação que eu assistia na infância, que era uma camondongo que era detetive, também. Por esse motivo, fiquei muito curiosa para ler ele e claro que a sua resenha também me influenciou bastante!
    Apenas um pequeno conselho: Faz a revisão da resenha antes de postar. Encontrei vários errinhos que poderiam ser evitados.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia esse livro mas achei a proposta bem diferente, tentei imaginar animais interagindo como humanos em uma época tão distante e não consegui, rs. Acho que vou precisar ler para descobrir o motivo desse livro ter te deixado tão satisfeita e descobrir o que esse ratinho esconde com essas pistas.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  28. Sempre que leio uma resenha que comenta que gostaria de poder falar mais fico imaginando o quão empolgante a história deve ser e isso me deixa animada e curiosa para conhecer o livro.
    Não conhecia o título e confesso que não faz muito o meu estilo, acredito que só pela capa e sinopse ele passaria longe da minha lista. Ler sua resenha me fez olhar o livro com outros olhos e como disse, seus comentários me deixaram empolgada e curiosa :)
    Beijinhos,
    Lica
    http://www.amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá

    Não conhecia o livro,na verdade pela capa achei que fosse uma HQ's, mas é o tipo de livro que só lendo mesmo pra ver se eu curto ou não, vou anotar a dica.

    Bjss

    ResponderExcluir