Resenha, Quem é você, Alasca?



TITULO: QUEM É VOCÊ ALASCA?
AUTOR: JOHN GREEN
EDITORA: WMF MARTINS FONTES
PAGINAS: 229

sinopse

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e catapultá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez
Minha opinião: Miles é um adolescente que gosta muito das últimas palavras, e para se livrar do tédio ele se muda para um internato no Alabama, onde ele conhece a Alasca (e não menos importante o Coronel -preciso dizer que sou apaixonada por ele?- um amigo que o Miles faz no internato). E lá o ele vive muita aventura com seus
amigos. Eles fazem coisas muito legais de ler e que todo adolescente sonha em fazer na escola (um dia tomo coragem e faço um desses trotes). E como sou sincera vou dizer a vocês que eu amei odiar esse livro - aí vocês se perguntam "como assim, você não gostou dele?" eu digo que o livro de certa forma é ótimo. O final do livro mostra que mesmo acontecendo coisas (não dizer que coisas são se não vai rolar spoiler) que nós nunca vamos saber o porque aconteceu temos que aprender a perdoar a nós mesmos e aos outros para a vida seguir em frente.
Frase mais marcantes:
Cara, é o segundo livro do Green que eu leio e estou sem palavras para descrevê-lo. Pra ser sincera, eu não sei ao certo como falar desse livro da maneira que ele merece. Eu tinha muitas expectativas e, ao mesmo tempo, não as tinha (se é que isso faz sentido rs).
A narrativa de Green possui certas particularidades não só originais, como estimulantes ao leitor. Não quero detalhar muito, pois não me sinto nesse direito. Mas, posso afirmar que a história do autor, escrita em primeira pessoa, traz uma ponta de mistério ao clima do livro. A única coisa que pode decepcionar é quando o leitor descobre esse mistério e percebe que não são tão originais assim. Contudo, isso não faz do livro ruim. Arrisco dizer que essa sempre foi a intenção de Green.
O livro traz uma história muito engraçada, forte e cheia de altos e baixos. Tem partes melancólicas e outras tão engraçadasque você não consegue parar de rir tanto quanto não consegue largar o livro. São coisas que acontecem o tempo todo com as pessoas e, nós, simplesmente, não percebermos (ou fingimos não perceber). Gostei muito da realidade que ele retrata a vida adolescente.
Pude perceber que esse livro, diferente do 'A Culpa é das Estrelas' (review aqui), não tem um ritmo certo. Ele começa com tudo, depois vai ficando monótono e sem graça e, por fim, vem com tudo de novo. Além disso, o livro é divido em duas partes: a primeira se passa antes de um certo acontecimento e a segundo depois do mesmo.
A única coisa que me incomodou foi que, por algumas vezes, achei que a leitura ficou um tanto repetitiva. Achei que o protagonista, que nos narra a história, pode ser tedioso e desnecessariamente depressivo em alguns momentos, além de que achei Alasca irritante [rs].
Enfim... A mensagem que a obra passa é o que vale por tudo, na minha opinião. É um livro tão comum, mas ao mesmo tempo tão único, que emociona quem o lê.
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
[Quem é você, Alasca?]
‪#‎Ray‬ e robésia

"Vou em busca do meu Grande Talvez"
"Como vou sair desse labirinto?"
"Nunca deixaremos de ter esperança pois nunca quebramos de um jeito que não tenha conserto"



Comente com o Facebook:

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Quem é Você Alasca, é um dos livros do John Green que eu tenho menos interesse em ler. Sempre gostei do autor, mas acho que não vou gostar do que ele trata nessa obra. Sem falar na Alasca, nem conheço e já tenho nojo, rs.
    Beijo,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu só li dois livros do tio John "A Culpa é das Estrelas e Cidades de Papel", estou meio assim em ler os outros dele... Quando eu tiver vontade irei ler. :)

    Resenha curta, mas legal! Parabéns
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. OIe!
    Eu estava com esse livro aqui para ler e estava doida por isso, mas uma amiga me deu o spoiler do século e eu fiquei bem triste, então deixei o livro um pouco de lado até eu esquecer um pouco o spoiler e superar isso! Mas, como não li nada do John ainda, espero começar por esse e amar a escrita dele de uma vez por todas!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já li o livro, mas apesar de ter gostado, esperava mais da história.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu comecei a ler o livro, mas achei tão chato que parei na metade. Isso já tem uns 9 meses, rs. Vou tentar lê-lo de novo mais para frente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor.
    Bom saber que o livro te encantou! Eu tenho esperança de que gostarei dele tanto quanto você (rs). Pena que parecem ter partes um tanto repetitivas, mas acho que isso nem conta diante da qualidade da história, com tantos bons elementos que você citou. Infelizmente, não dará tempo de ler o livro antes de ver ao filme. Mas tenho-o em minha meta.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza, eu estou louca para ler esse livro, eu tenho ele na minha estante mas estou meio sem tempo para ler, estou dando preferência a outros livros no momento, mas sou apaixonada pela escrita do John Green, e todos sempre me falam muito bem desse livro :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu tive uma relação de amor e ódio com esse livro, ou seja, eu te entendo! Sei o que você sentiu e também me apaixonei pelo Coronel, se bem que ele se inclui em algumas partes que eu odiei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Várias pessoas dizem que "Quem é você, Alaska?" é o melhor livro do autor. E isso me dá uma curiosidade danada de ler, rs. Mas, sempre acabo deixando pra depois.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Oi eu acho este livro um dos melhores do green , não sou fã dos livros dele mais este realmente me surpreendeu, admito que as vezes é bem repetitivo e de que a Alaska me irritava as vezes mas no geral foi um bom livro
    Obs: é muito amor pelo coronel

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho muita vontade de ler esse livro porque todo mundo diz que é o melhor livro do John Green e os outros livros dele não funcionaram para mim.
    Logo, espero que esse me impacte.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza... tudo bem?
    Do Green só li ACEDE e sou do grupo que amou de paixão.
    Já os outros livros dele não me interessaram muito, muita gente falou coisas parecidas com as que você citou e isso me desanimou. Mesmo assim espero ler um dia pq gosto muito do escritor.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  13. Do Green só li ACEDE e não tudo isso que o povo elogia não. Dai que depois de ler ACEDE fiquei com pé atras, tenho quem é vc alasca, na estante, só to criando coragem para ler.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já li esse livro e confesso que esperava mais. Não que tenha sido ruim, mas esperava algo mais impactante, que me fizesse prender ao livro e isso não aconteceu até a metade quando houve, para mim, o ponto mais forte da trama, que eu não esperava de forma alguma. Como você mesma citou na resenha, quando o mistério é revelado não foi original e satisfatório já no final.
    Eu também recomendo, até porque lá vem filminho para nós, né??
    Bjs Lu!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Não tenho interesse em ler os livros do John Green e saber essa parte que o livro se torna um tanto repetitivo só me deixa com menos vontade ainda...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Quem é você Alasca? é um livro que me recomendam desde o ano passado, sempre com comentários positivos, o livro vem me instigando cada vez mais. Após essa resenha, vou devorá-lo de forma intensa.

    ResponderExcluir
  17. Oiee,
    Eu li somente Acede e adorei, fui conquistada pela escrita de John hehe.
    Esse tenho em casa e ainda não li, mas já vi que só tem elogios, sei bem como é quando lemos um livro com expectativas e aos mesmo sem elas hehe.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. oi ^^
    eu li apenas um livro desse autor, mas eu adoro ele o estilo dele, então pretendo ler outros.
    quero comprar esse livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    gostei muito da sua opinião e nada como ler livros que passam mensagens importantes <3
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  19. Não tenho muita vontade de ler esse livro não, pra ser bem sincera. Não gosto muito da escrita dele, li A culpa é das estrelas, chorei sim, mas não é aqueeeeeeele livro que eu adoro e coleciono na estante, até já vendi ele pra falar a verdade.
    Mas, pela mensagem final acho que poderia dar uma lida nele algum dia, mas não por agora ^^

    ResponderExcluir