[Resenha] O lago negro, Juliana Daglio



TÍTULO: O Lago Negro
AUTORA: Juliana Daglio
EDITORA: Arwen
NÚMERO DE PÁGINAS: 368 páginas
Skoob | Comprar
SINOPSE: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade. Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos. Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus. Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?

Como iniciar algo que até há pouco terminei e ainda não caiu todas as fichas, é bem difícil, mas não impossível. Concordam?




O livro é narrado por Verônica e Lian, sendo a antítese uma característica marcante nos personagens, pois suas personalidades são tão distintas e ao mesmo tempo semelhantes.


A estória começa depois que Verônica se muda para o interior com o objetivo de cursar a faculdade e terminar seu livro, todavia coisas estranhas começam a acontecer. Toda essa anormalidade está diretamente ligada ao seu livro, despertando então muito interesse para a mesma já que o seu passado é repleto de dor e solidão.

Depois que perdeu seu pai em um acidente, ela passou por muitas coisas, foi internada para curar-se, além de ter sido considera louca já que a mesma tinha sonhos estranhos que se interligava com os acontecimentos escritos em seu livro; o Lago Negro.
"Pessoas que se julgam sãs, com mentes saudáveis, quando param para pensar nos loucos a correr pelas ruas, ou nos trancafiados em hospitais, sentem-se inundados de uma repulsa disfarçada de pena, o que os motiva a buscar mais e mais sua própria sanidade."

No começo do livro temos uma amostra do que vai acontecer, o livro se passa em dois tempos: passado e futuro. Entretanto só percebi tão ação depois de certo momento, não sei se tal descuido foi uma distração ou porque estava muito envolvida com a leitura.
Imagine um tabuleiro, onde à medida que vai lendo as peças se encaixam, deixando a pessoa com uma sensação de frio na barriga, uma mistura de ansiedade, agonia. O livro retratar todos os sentimentos mesclados em algo infinitamente surpreendente, com o medo assolando a todo instante, pois a curiosidade do final é extrema.

"Dizem que o passado é algo que vive dentro de você, por mais esforços que faça para esquecê-lo. Dizem que ele molda seu futuro, que influencia suas decisões e que acaba passando a fazer parte de quem você é, não importando o que escolheu fazer com ele. Gostaria que isso não fosse verdade."

É uma leitura incansável, as páginas parecem voar em parceria com o tempo, pois não se percebe as horas correrem. Ainda não conhecia a autora Juliana e confesso estar encantada com sua escrita e o enredo que ela me proporcionou e espero em breve ler a continuação.
- Nós nunca devemos abrir o casulo - comecei.- Se não as asas nunca aprenderão a força que tem. 

Quero  ressaltar que a edição esta fabulosa com muita personalidade e ilustrações lindas.



Comente com o Facebook:

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Olá
    Eu já conhecia a capa desse livro (que a propósito, é linda), mas nunca tinha lido nada a respeito e gostei bastante de seus comentários. Nunca imaginei que poderia encontrar essa premissa, assim gosto bastante do estilo e é claro que já adicionei na minha lista de desejados. Pretendo ler logo. Adorei sua resenha!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler e gostar da leitura tanto quanto eu!.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Já li muitas resenhas desse livros e quase todos gostaram. Até hoje eu não tive a oportunidade de ler o livro, mas finalizando a leitura do seu livro eu concluo que NECESSITO de fazer a leitura dessa obra ♥

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que essa oportunidade surja rápido é uma história magnifica!

      Excluir
  3. A arte gráfica do livro está maravilhosa heim??? Achei lindo estes inícios de capítulo. Gostei da sua comparação entre o tabuleiro de um jogo e as peças da narrativa que vão se encaixando. Quero muito ler pra ver se tenho a mesma impressão.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia para que possamos discutir a respeito do livro e sim é um verdadeiro tabuleiro, concordo com vc a arte gráfica esta linda por demais !

      Excluir
  4. Olá!
    Que capa linda tem esse livro, não?
    Ainda não conheço o trabalho desse autora, mas psrece ser bom.
    Parabéns
    Beijos
    www.meuvicioliterario.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou meio suspeita pra falar já que gostei por demais do livro, mas é bom pra caramba rrsrs.

      Excluir
  5. Olá!
    Até hoje só vi elogios para as obras da autora e, por conta disso, tenho muita curiosidade de ler tudo, só me falta tempo.
    Gostei muito da sua opinião. Achei muito bacana você ter dito que a história é incansável, pois acho que é assim que algumas histórias devem ser. Outro ponto que me agradou foi que as peças vão encaixando.
    Estou encantada com tudo e acho que vou ter que burlar minha regra e comprar logo o livro haha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha um tempinho livre para ler o livro, a leitura é muito agradável e a estória um verdadeiro enigma que só lendo para descobrir tudinho.

      Excluir
  6. oiii
    Mas que fofo, parece que o livro tem alma, personalidade, parece que tudo esta conectado nesse livro e é revigorante, amei a sinopse, a capa, o enredo e pretendo ler ele, sua resenha me deixou mega curiosa kkk
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou espero que leia e tenha a mesma fascinação que tive ao concluir a leitura.

      Excluir
  7. A Arwen vem arrasando, tanto nos lançamentos quanto no capricho dos livros. Esta é uma trama que eu tenho muita vontade de ler, mas que infelizmente ainda não surgiu a oportunidade. Sempre leio coisas incríveis sobre ela, e isso só me faz ficar mais instigada, assim como sua bela resenha. Amei!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa editora esta me surpreendendo a cada dia com lançamentos lindo de histórias ricas, espero que tenha essa oportunidade de ler, e confesso que estou ansiosa para que leiam e possamos trocar comentários a respeito do mesmo!

      Excluir
  8. Já ouvi falar na autora, mas não tive a oportunidade de ler nada dela.
    Achei a premissa bem legal e gostei mais ainda de saber que a leitura passa voando, de tão boa que é!
    A capa é linda mesmo, adorei!
    Quero muito ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Oie! Li a versão digital dessa obra há algum tempo atrás e também gostei bastante do enredo criado pela autora, apesar de alguns detalhes terem sido negativos para mim. Adorei a evolução da história de Verônica e gostei de acompanhar os momentos de insanidade vividos pela personagem. Como você, também amei esse negócio de as peças irem se encaixando e um mundo todo se formando conforme as páginas avançam. A edição dessa obra ficou linda mesmo e a editora fez um trabalho incrível. Adorei a resenha. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Gente, que legal, eu não conhecia essa trama e fiquei até surpreendida com ela. Não esperava encontrar essa premissa, confesso. E gostei do que encontrei. Essa questão dos sonhos dela está ligado com os sonhos que ela tem é realmente algo que cativa o leitor. hahaha

    Outra coisa também é essa capa linda, amei demais. ♥
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada dessa autora, mas só vejo bons comentários sobre, o que me deixa animada. Sobre esse livro, eu achei a premissa bem curiosa, fiquei aqui querendo saber mais sobre o passado da personagens e achei interessante isso de algumas coisas se interligarem com o livro da personagem. Enfim, é uma história curiosa que parece ser bacana mesmo, então vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    Esta capa e sinopse me chamaram a atenção desde o ano passado, mas ainda não havia lido nenhuma resenha. Atualmenre eu tenho preferido ler resenhas antes de comprar um livro.
    Amei sua resenha, pois não contém spoilers desnecessários. Foi ótimo saber da alternância de narradores (amo livros assim), das ilustraçõese (achei belíssima a página que você fotografou)e de que a leitura é bem fluída! O livro acabou de entrar pra m8nhalis5a de futuras leituras!
    Valeu pela dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falar muito desse livro e até estava muito curiosa com ele, fiquei feliz em ver que você gostou do livro e que recomenda. Gostei muito do enredo dele que parece muito marcante, ainda mais por se tratar de uma fantasia. Com toda certeza irei ler logo que tiver uma oportunidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler esse livro,
    tenho lido maravilhas a respeito e sua resenha só serviu para aguçar ainda mais a minha vontade, masss para tudo que diagramação perfeita é essa? Já amava a capa, mas essa é a primeira vez que posso vislumbras os detalhes do interior. Lindo lindo, agora que ainda mais.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá!!! Estava navegando pela Web e encontrei essa resenha maravilhosa, cheia de comentários lindos.
    Muito obrigada pelo carinho e por ter ajudado a propagar a leitura de O Lago Negro.
    Estou sempre aberta para conversas com o leitores, caso queriam me contatar <3

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ?
      E um dos meu livros favoritos e espero em breve ler as continuações. <3

      Excluir