"Por Uma Semente de Paz"




"Por Uma Semente de Paz"

Jacqueline Collodo Gomes

Comecei a tomar gosto pela leitura nas aulas de leitura, na escola, por volta da sexta ou sétima série da antiga composição ginasial. Era obrigatório e valia nota. Toda semana tínhamos que escolher um livro geralmente de literatura infanto-juvenil, e fazer um resumo sobre a leitura, para entregar na próxima aula de leitura da semana seguinte. No começo foi difícil, pois os autores que eu selecionava para ler não me diziam nada, a não ser de quão enfadonha era a tarefa de ler um livro inteirinho para fazer um bom resumo, à altura de pelo menos um 9 ou 10, o que significaria muito na soma final das notas do semestre. Até que um dia me deparei com um livro que me chamou a atenção primeiro por ser de uma medida maior do que os outros com que estávamos acostumados a ver a professora trazer e expor em fileiras diante da lousa. Ele também tinha uma borda amarela bem chamativa, ao redor do desenho de centro, que ilustrava a capa. Traçados em poucas cores revelavam a figura de uma professora, protagonista da história, que depois eu viria a saber que se chamava Liene. "Por Uma Semente de Paz", de Ganymédes José, estava diante de mim, e além da capa intrigante, a sinopse me chamava mais ainda à leitura. Foi o que precisei para viver um divisor de águas em minha visão acerca da leitura, e por querer conhecer mais e mais obras deste escritor brasileiro, que foi um dos nomes mais lidos e prestigiados nas décadas de 80 e 90.

(Capa clássica do livro)

Uma professora dedicada e amorosa enfrentando situações diversas, para ajudar seus alunos de uma escola de periferia, nos estudos e também nos assuntos da vida. Caminhos que se cruzam de uma forma bela e também triste ao longo do contar da história, mas que abrem espaço para a reflexão e a discussão de temas como o preconceito, a aceitação das diferenças e particularidades de cada um, a gravidez na adolescência, o envolvimento com as drogas, o caos instituído dos lares mal formados, e o peso que isso tem sobre o desempenho e interesse dos alunos em relação aos estudos, e seu alcançar de vida. Trabalho este que aos poucos, com insistência e perseverança, pôde transformar os caminhos e perspectiva de vida dos alunos e também da própria professora.

Eu me lembro bem de como este livro me tocou e me emocionou! De como me senti recebida em um confortável ambiente, para uma agradável, respeitosa, e tranquila conversa, de importância e dimensão quase imensuráveis! Eu pude olhar através de uma linda e grandiosa janela que acabara de se abrir diante de mim. E que, dali em diante, só me transportaria a mundos, visões, sentires, e rumos, ainda mais amplos!

Este autor merece muito ser resgatado e prestigiado: Ganymédes José de Oliveira nasceu no município de Casa Branca, interior de São Paulo, em 15 de maio de 1936. Filho primogênito de João de Oliveira e Rita Conceição Santos Oliveira, contava que, na hora do seu batizado, o padre ameaçou energicamente: "Com nome de pagão eu não batizo! Só se juntarem José." E concluía: "Daí eu virei substantivo composto." Cresceu num mundo mágico, pois seus pais eram artesãos e tinham grande criatividade para os trabalhos manuais, como enfeitar festas de criança, construir presépios movimentados, etc. Muitos livros de Ganymédes são verdadeiros cine-mentais, com uma descrição precisa e mágica de cenários e personagens. As cores sutis e bem colocadas refletem, de certa forma, o elemento mais forte: o clima, a emoção que a tudo envolve. E o ritmo, que permite ao leitor caminhar na história, adentrar um personagem, envolver-se totalmente. Seu lema de vida: "Tenho de tirar de minha cabeça tudo o que ela puder dar ao mundo, porque sou agradecido a este mundo e não posso perder um único minuto em minha vida. Sou feliz e gostaria de dividir minha alegria com todos os que se dispuserem a me ler." (Ganymédes José) - (Wikipédia).


* * *
Jacqueline Collodo Gomes é escritora e poetisa, de Campinas/SP. Tem dois e-books publicados, e está trabalhando na publicação de seu primeiro livro impresso. Autora selecionada e publicada em antologias com outros autores, revistas e jornais, e sites. Mantém um blog, onde publica seus escritos: Ah, Poesia! http://ahpoesia.blogspot.com.br

Comente com o Facebook:

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Por um acaso lembrei desse livro.. também li na minha sexta serie, e também era pra ser feito um resumo e sim foi o meu primeiro livro com muitas páginas, muito cativante e inesquecível, vi que teve o relançamento dele com outra capa, vou comprar pra minha filha ! adorei o seu post ! Claudia - Maceió AL

    ResponderExcluir